quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O PAPEL DO PAI NA GRAVIDEZ

O pai tem um papel muito importante e ativo na gravidez e depois do nascimento do bebé.
Muitas vezes não se considera o seu papel sendo colocados no secundário quando muitas vezes estes tem também o papel principal, pois de um momento para o outro estão envolvidos num novo mundo encontrando-se em adaptação e necessitando de todo o apoio possível.



É necessário que o pai esteja envolvido desde os primeiros dias no desenvolvimento e

crescimento do bebé, indo a consultas e exames da mãe, participando em aulas de grupo de preparação para o nascimento de forma a que a cada dia este se sinta mais preparado .

O futuro pai tem um papel importante também no que toca ao apoio a futura mamã pois este terá que eventualmente suportar crises de choro, ansiedade, instabilidade emocional, e terá que ter manifestações de carinho sem que a mãe peça mas no entanto estas terão que ser recíprocas pois o pai também necessita de afeto e compreensão.

Só o simples fato do Pai chegar em casa e tocar e acariciar a barriga da mãe e falar com o bebé fará com que esta se sinta acarinhada e também com que o bebé reconheça a sua voz, durante a sua estadia na barriga e depois quand nascer.

Na altura em que a mãe estiver pronta para dar a luz deverá ser o pai a leva-la para a maternidade de modo a que esse momento seja vivido somente pelos dois, pois muita gente na hora de a futura mamã ir para o hospital só vai atrapalhar e deixar os pais mais nervosos, muitas das vezes esquecendo-se de levar as malas tanto do bebé como da mãe.

O casal deverá decidir antecipadamente se desejam que o pai assista ao parto, muitas das vezes isso traz muitos conflitos quando apenas um dos envolvidos quer que o outro assista ou não ao parto.

Sendo que tudo devrá estar bem estipulado para não ser tomada uma decisão em cima da hora pois poderá provocar instabilidade e o aumento dos níveis de ansiedade tanto do pai, como da mãe.

O Pai poderá efetuar o corte do cordão umbilical, desde que tenha sido combinado com o médico que fará o parto com antecedência. Este é um momento muito importante para o pai pois estará a desligar o filho da mão para um novo mundo.

Se for possível é bom que o pai possa passar esta primeira noite na maternidade com a mãe e novo bebé, pois será a primeira noite com várias e novas experiências. Sendo bom para os três.

O primeiro banho poderá ser dado pelo pai, ou então pelos dois é uma sensação que irá recordar para sempre, ter aquele ser tão indefeso nas suas mãos e saber que ele depende de si, o deixará completamente extasiado e com vontade de o fazer todos os dias.

Mesmo que o pai tenha algum receio ao início de o fazer, não diga que ele não é capaz, pois este apenas está nervoso o que é totalmente normal , pois é uma grande responsabilidade.

Quando chegarem a casa cabe ao pai fazer com que as visitas não sejam muitas na primeira semana pois é necessário que a criança se adapte ao meio, e que tanto ela como os pais possam descansar, haverá tempo suficiente para as visitas poderem estar com o bebé.

www.abcdobebe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário