Palestras e Workshops

PALESTRAS

ORIENTAÇÃO AOS PAIS:
"Educando, Aprendendo e Crescendo com eles"
Assuntos abordados:

  • Adaptação;
  • Facilite a Adaptação;
  • Como agir no dia a dia escolar para deixar seu filho a vontade para se desenvolver;
  • Seja parceiro da escola, respeite as regras.
  • Mantenha a calma! (mordidas/tapas situação de conflito);
  • O que fazer quando acontecem conflitos;
  • Entenda o aprendizado;
  • Eduque dentro de casa;
  • Acompanhe o dia-a-dia;
  • Participe mais -  trailer do documentário: "O Começo da Vida"
Público: Pais, Avós, avôs, tios e babás.
Carga horária: Aproximadamente 2 a 3 horas.

"Curso para os Pais"
Objetivo:
Compreender e desenvolver competências sobre o desenvolvimento infantil e suas fases, estratégias, práticas de qualificação e desenvolvimento.

Conteúdo:
  • Desenvolvimento do bebê e seus cuidados. 
  • Sabendo lidar com o papel de pai, mãe, avó, avô, 
  • aspectos do desenvolvimento infantil segundo Piaget, 
  • Freud-sexualidade infantil, desenvolvimento emocional, do nascimento até 04 anos de vida e características.
  • Limites e como aplicar.
Público: Pais, avós, tias e agregados.
Carga horária: 3 horas.
OBS: A carga horária poderá ser modificada conforme solicitação.

"A Importância do Brincar"
Assuntos abordados:
  • A natureza da brincadeira;
  • O papel do educador;
  • Como contar histórias (planejamento e recursos)
  • Brincadeiras antigas e músicas
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente 2 a 3 horas.

"Como Lidar com o conflito Limite"
Assuntos abordados:
  • O que é limite;
  • Autoridade x Autoritarismo;
  • Disciplina: Como disciplinar sem bater;
  • O que o bater ensina?
  • Como falar Não! 
  • Consequências do Não limite;
  • Síndrome do Imperador;
  • Dificuldade de aceitação de limites;
  • Por que não bater; 
  • Consequências do bater e o que ela aprende;
  • Como disciplinar sem bater;
  • Como fazer as crianças assumirem as consequências dos seus atos;
  • Como Preservar a autoridade;
  • Combinados;
  • Necessidades e desejos;
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente 3 horas e meia.

"Sexualidade Infantil"
Assuntos abordados:
  • Sexualidade infantil e adulta - Prazer;
  • Libido energia voltada na busca do Prazer;
  • A libido e as fases do Desenvolvimento infantil;
  • Zonas erógenas - 
  • Características de cada fase da Sexualidade Infantil.
  • Sugestão de livros.   
PúblicoEducadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente de 2 a 3 horas 

"Prosperidade na equipe"

Assuntos abordados:
  • O que é Prosperidade?;
  • O que é Sucesso?;
  • O Poder da Mente;
  • Mente Consciente, Subconsciente e Inconsciente;
  • Padrão de pensamentos;
  • O papel da vítima;
  • O que é Prosperar;
  • Valores - Crenças ;
  • Crenças Sociais Negativas;
  • Crenças da Pobreza;
  • Crenças da Riqueza;
  • Exercicios: Conheça-se mais; 
  • Relaxamento e Visualização de novos padrões de pensamento. 
Público:  Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horáriaAproximadamente 2 horas. 

WORKSHOP:

Curso: As Sete Leis Espirituais da Riqueza.
Objetivo
Identificar e refletir conteúdos relacionados ao desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento espiritual.
 Assuntos abordados:  
  • Universo - Campo da Potencialidade Pura; Energia ; 
  • 1ª Lei: Lei da Potencialidade Pura ou da unidade. Como aplicar a Lei da Potencialidade Pura 
  • 2ª Lei: Lei da Doação - SER/TER - DAR/RECEBER - Como aplicar a Lei da Doação -  
  • 3ª Lei: Lei do Carma ou de Causa e Efeito - Carma; Darma; seu EU; Alma - Como aplicar a Lei do Carma ou de Causa e Efeito; 
  • 4ª Lei - A Lei do Minimo Esforço - Aceitação; Responsabilidade; Indefensibilidade. Como Aplicar a Lei do Minimo Esforço-  
  • 5ª Lei: Lei da Intenção e do Desejo - Atenção/Intenção - Distanciamento- Intenção Unidirecionada. Como aplicar a Lei da Intenção e do desejo. 
  • 6ª Lei - Lei do distanciamento - Apego/Desapego - Como aplicar a Lei do distanciamento. 
  • 7ª Lei Lei do Darma ou Próposito de Vida - Darma- Eu Espiritual - Riqueza Espiritual - Consciência Abundante. Como Aplicar a Lei do Darma ou do Propósito de Vida?
OBS:Serão aplicadas em todas as leis a vivência (dinâmica de grupo), para melhor assimilação do conteudo. 

Estratégias: dinâmica de grupo, vivência de cada lei espiritual.
Carga Horária: 6 horas.
Público: interessados pelo autoconhecimento e crescimento espiritual.

    Workshop: Como Lidar com a Adaptação Escolar
    Assuntos abordados:

  • Acolhimento das famílias e crianças na instituição. A entrada na Instituição;
  • Anamnese;
  • Acolhimento dos pais;
  • Os primeiros dias;
  • Objeto de transição;
  • Amplie o tempo de permanência;
  • Vínculo Afetivo;
  • Adaptação dos professores e pais;
  • O choro;
  • Planejando as atividades; 
  • Rotina;
  • Afetividade;
  • Acolhimento um tempo de escuta;
  • Dicas praticas para a Adaptação;
  • Pontos de reflexão para a família;
  • Dificuldade de adaptação;
  • Fatores que podem dificultar a adaptação;
  • Como ajudar na adaptação.

        Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
       Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 horas.
 

Workshop para Profissionais da Educação Infantil - Módulo II. 
Assuntos abordados:
  • A importância da Imagem Profissional;
  • Ética e Postura Profissional;
  • Dicas para cultivar uma Boa Imagem e Relacionamento no Ambiente de Trabalho;
  • Lidando com a sua Criança Interior;
  • Introdução à Disciplina Positiva e sua aplicação na educação infantil;
  • Estratégias para Estimular a Concentração das crianças;
  • Abordagem de situações como Mordidas, incluindo causas, prevenção e ações a serem tomadas por escolas e pais;
  • Recomendação do livro "Mordida não, Napoleão!";
  • Sugestões práticas para lidar com Desafios comuns em sala de aula.
        Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
       Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 horas.
 

Workshop para Profisionais da Educação Infantil - Mod.III
  • Assuntos Abordados:
  • Psicologia do Desenvolvimento Infantil
  • A teoria do Desenvolvimento Infantil de Jean Piaget (período sensorio-motor, pré-operatório, operações concretas, operações formais).
  • A criança de 01 a 02 anos no 1º período: sensorio motor
  • A criança de 2 a 7 anos no período pré-operatório
  • A criança de 02 a 3 anos no período pré-operatório
  • A criança de 4 anos no período pré operatório
  • A criança de 5 anos no período pré operatório
  • Controle Esfincteriano - Necessidades Fisiológicas
  • Aspecto Fisiológico
  • Aspecto Emocional
  • Higiene: Cuidados essenciais na escola/creche
  • Higienização do Ambiente
  • Soninho
  • Troca de fralda
  • Banho
  • Escovação
  • Lavagem das mãos
  • Alimentação
  • Retirada da Fralda
  • Atividades.
      Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
     Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 horas.


 
"Como Incentivar sua equipe" 
   Assuntos abordados:
  • Qual a importância de manter um ambiente de trabalho saudável;
  • Como construir um ambiente de trabalho saudável;
  • Diferença entre Grupo e Equipe;
  • Código de Ética da Equipe;
  • O que é relacionamento Interpessoal;
  • Relacionamento Interpessoal no trabalho;
  • Dicas para melhorar o relacionamento Interpessoal no trabalho;
  • Relação Interpessoal e a Relação Intrapessoal: Qual a diferença?
  • Como construir um bom Relacionamento Interpessoal;
  • Quais são os pilares do Relacionamento Interpessoal saudável?;
  • O que é Inteligência Emocional?;
  • O que significa ter domínio de sua Inteligência Emocional?;
  • Quais os 5 Pilares da Inteligência Emocional;
  • O que é Planejamento Pedagógico;
  • Plano de Aula;
  • 5 Estratégias para alunos com Dificuldade de Aprendizagem.
     Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
       Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 horas.
 

"Alcançando a Equipe de Sucesso para Gestores- Comprometimento" 

 Assuntos abordados:

  • A imagem do Profissional;
  • Ética;
  • Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
  • Dicas para se apresentar de maneira adequada; 
  • Diferenças entre grupo e equipe;
  • Quem é o Gestor Escolar;
  • Liderança é fundamental;
  • Atribuiçoes do Gestor:
  • Elementos para realizar um bom atendimento escolar;
  • Dicas para um atendimento escolar otimizado;
  • Atitudes Adequadas no local de trabalho;
  • Atitudes Inadequadas no local de trabalho; 
  • Qual a diferença entre envolvimento, comprometimento e engajamento?;
  • Por que o comprometimento é importante?;
  • Benefícios de uma equipe comprometida;
  • Dinâmica de Grupo.
       Público:  Gestor Escolar.
       Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 horas.

"Alcançando a Equipe de Sucesso - Comprometimento"
Assuntos abordados:
  • A imagem do Profissional;
  • Ética;
  • Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
  • Dicas para se apresentar de maneira adequada; 
  • Diferenças entre grupo e equipe;
  • Papel da Berçarista e/ou Educadora;
  • Deveres Profissionais;
  • Aparência;
  • Atitudes Adequadas no local de trabalho;
  • Atitudes Inadequadas no local de trabalho; 
  • Qual a diferença entre envolvimento, comprometimento e engajamento?;
  • Por que o comprometimento é importante?;
  • Benefícios de uma equipe comprometida;
  • Dinâmica de Grupo.
       Público:  Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
       Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 horas.

"Alcançando a Equipe de Sucesso - O que é Educar"
Assuntos abordados:
  • A imagem do Profissional;
  • Ética;
  • Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
  • Dicas para se apresentar de maneira adequada; 
  • Diferenças entre grupo e equipe;
  • Papel da Berçarista e/ou Educadora;
  • Deveres Profissionais;
  • Aparência;
  • Atitudes Adequadas no local de trabalho;
  • Atitudes Inadequadas no local de trabalho; 
  • O que é educar?
  • Vídeo - Dinâmica de Grupo
Público:  Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 horas.

"Alcançando a Equipe de Sucesso- Meditação Infantil"
Assuntos abordados:
  • A imagem do Profissional;
  • Ética;
  • Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
  • Dicas para se apresentar de maneira adequada;
  • Diferenças entre grupo e equipe;
  • Deveres Profissionais;
  • Aparência;
  • Atitudes Adequadas no local de trabalho;
  • Atitudes Inadequadas no local de trabalho;
  • Meditação para Crianças;
  • Os benefícios da Meditação Infantil;
  • Dicas para conduzir Meditação com crianças e Adolescentes;
  • Como praticar meditação com seus alunos;
  • Vivência da Meditação. 
Público:  Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 hora

"Alcançando a Equipe de Sucesso - Cuidados com a Criança"
Assuntos abordados:
  • A imagem do Profissional;
  • Ética;
  • Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
  • Dicas para se apresentar de maneira adequada;
  • Diferenças entre grupo e equipe;
  • Deveres Profissionais;
  • Aparência;
  • Papel da Educadora e Cuidadora;
  • Atitudes Adequadas no local de trabalho;
  • Atitudes Inadequadas no local de trabalho;
  • Cuidados com as crianças na creche/escola (soninho, troca de fralda, escovação, banho e Atividades);
  • Vinculo Afetivo;
  • O que fazer para estimular o vínculo afetivo. 
Público:  Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 hora

"Alcançando a Equipe de Sucesso - Vínculo Afetivo"
Assuntos abordados:
  • A imagem do Profissional;
  • Ética;
  • Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
  • Dicas para se apresentar de maneira adequada;
  • Diferenças entre grupo e equipe;
  • Deveres Profissionais;
  • Aparência;
  • Papel da Educadora e Cuidadora;
  • Atitudes Adequadas no local de trabalho;
  • Atitudes Inadequadas no local de trabalho;
  • Vínculo afetivo estimula o desenvolvimento infantil;
  • O vínculo afetivo começa nos estímulos mais simples;
  • O que posso fazer para estimular?
Público:  Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 hora

"Competências sócio emocionais na educ. infantil e
biossegurança na escola".
Assuntos abordados:
  • O que são competências sócio emocionais?
  • O que a base nacional comum entende por competência?
  • Quais são as 10 competências gerais da BNC curricular ?
  • Competências sócio emocionais
  • Quais os principais campos da competências sócio emocionais?
  • Quais as habilidades mais usadas na educação infantil? 
  • Medidas de proteção e prevenção à Covid-19. Medidas coletivas.
  • Medidas individuais
  • Recomendações para retomada das atividades com segurança salas de aula, refeitório, estacionamento, bibliotecas.....
  • Critérios para retomada de atividades presenciais - transporte coletivo-
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horáriaAproximadamente de 3 horas e meia a  4 horas.