PALESTRAS
"Educando, Aprendendo e Crescendo com eles"
Assuntos abordados:
- Adaptação;
- Facilite a Adaptação;
- Como agir no dia a dia escolar para deixar seu filho a vontade para se desenvolver;
- Seja parceiro da escola, respeite as regras.
- Mantenha a calma! (mordidas/tapas situação de conflito);
- O que fazer quando acontecem conflitos;
- Entenda o aprendizado;
- Eduque dentro de casa;
- Acompanhe o dia-a-dia;
- Participe mais - trailer do documentário: "O Começo da Vida"
Carga horária: Aproximadamente 2 a 3 horas.
"Curso para os Pais"
Objetivo:
Compreender e desenvolver competências sobre o desenvolvimento infantil e suas fases, estratégias, práticas de qualificação e desenvolvimento.
Conteúdo:
Objetivo:
Compreender e desenvolver competências sobre o desenvolvimento infantil e suas fases, estratégias, práticas de qualificação e desenvolvimento.
Conteúdo:
- Desenvolvimento do bebê e seus cuidados.
- Sabendo lidar com o papel de pai, mãe, avó, avô,
- aspectos do desenvolvimento infantil segundo Piaget,
- Freud-sexualidade infantil, desenvolvimento emocional, do nascimento até 04 anos de vida e características.
- Limites e como aplicar.
Carga horária: 3 horas.
OBS: A carga horária poderá ser modificada conforme solicitação.
"A Importância do Brincar"
Assuntos abordados:
Carga horária: Aproximadamente 2 a 3 horas.
"Como Lidar com o conflito Limite"
Assuntos abordados:
Carga horária: Aproximadamente 3 horas e meia.
"Sexualidade Infantil"
Assuntos abordados:
Carga horária: Aproximadamente de 2 a 3 horas
"Prosperidade na equipe"
Assuntos abordados:
OBS: A carga horária poderá ser modificada conforme solicitação.
"A Importância do Brincar"
Assuntos abordados:
- A natureza da brincadeira;
- O papel do educador;
- Como contar histórias (planejamento e recursos)
- Brincadeiras antigas e músicas
Carga horária: Aproximadamente 2 a 3 horas.
"Como Lidar com o conflito Limite"
Assuntos abordados:
- O que é limite;
- Autoridade x Autoritarismo;
- Disciplina: Como disciplinar sem bater;
- O que o bater ensina?
- Como falar Não!
- Consequências do Não limite;
- Síndrome do Imperador;
- Dificuldade de aceitação de limites;
- Por que não bater;
- Consequências do bater e o que ela aprende;
- Como disciplinar sem bater;
- Como fazer as crianças assumirem as consequências dos seus atos;
- Como Preservar a autoridade;
- Combinados;
- Necessidades e desejos;
Carga horária: Aproximadamente 3 horas e meia.
"Sexualidade Infantil"
Assuntos abordados:
- Sexualidade infantil e adulta - Prazer;
- Libido energia voltada na busca do Prazer;
- A libido e as fases do Desenvolvimento infantil;
- Zonas erógenas -
- Características de cada fase da Sexualidade Infantil.
- Sugestão de livros.
Carga horária: Aproximadamente de 2 a 3 horas
"Prosperidade na equipe"
Assuntos abordados:
- O que é Prosperidade?;
- O que é Sucesso?;
- O Poder da Mente;
- Mente Consciente, Subconsciente e Inconsciente;
- Padrão de pensamentos;
- O papel da vítima;
- O que é Prosperar;
- Valores - Crenças ;
- Crenças Sociais Negativas;
- Crenças da Pobreza;
- Crenças da Riqueza;
- Exercicios: Conheça-se mais;
- Relaxamento e Visualização de novos padrões de pensamento.
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente 2 horas.
WORKSHOP:
Curso: As Sete Leis Espirituais da Riqueza.
Objetivo:
Identificar e refletir conteúdos relacionados ao desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento espiritual.
Assuntos abordados:
- Universo - Campo da Potencialidade Pura; Energia ;
- 1ª Lei: Lei da Potencialidade Pura ou da unidade. Como aplicar a Lei da Potencialidade Pura
- 2ª Lei: Lei da Doação - SER/TER - DAR/RECEBER - Como aplicar a Lei da Doação -
- 3ª Lei: Lei do Carma ou de Causa e Efeito - Carma; Darma; seu EU; Alma - Como aplicar a Lei do Carma ou de Causa e Efeito;
- 4ª Lei - A Lei do Minimo Esforço - Aceitação; Responsabilidade; Indefensibilidade. Como Aplicar a Lei do Minimo Esforço-
- 5ª Lei: Lei da Intenção e do Desejo - Atenção/Intenção - Distanciamento- Intenção Unidirecionada. Como aplicar a Lei da Intenção e do desejo.
- 6ª Lei - Lei do distanciamento - Apego/Desapego - Como aplicar a Lei do distanciamento.
- 7ª Lei Lei do Darma ou Próposito de Vida - Darma- Eu Espiritual - Riqueza Espiritual - Consciência Abundante. Como Aplicar a Lei do Darma ou do Propósito de Vida?
OBS:Serão aplicadas em todas as leis a vivência (dinâmica de grupo), para melhor assimilação do conteudo.
Estratégias: dinâmica de grupo, vivência de cada lei espiritual.
Carga Horária: 6 horas.
Público: interessados pelo autoconhecimento e crescimento espiritual.
Workshop: Como Lidar com a Adaptação Escolar
Assuntos abordados:
- Acolhimento das famílias e crianças na instituição. A entrada na Instituição;
- Anamnese;
- Acolhimento dos pais;
- Os primeiros dias;
- Objeto de transição;
- Amplie o tempo de permanência;
- Vínculo Afetivo;
- Adaptação dos professores e pais;
- O choro;
- Planejando as atividades;
- Rotina;
- Afetividade;
- Acolhimento um tempo de escuta;
- Dicas praticas para a Adaptação;
- Pontos de reflexão para a família;
- Dificuldade de adaptação;
- Fatores que podem dificultar a adaptação;
- Como ajudar na adaptação.
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 horas.
Workshop para Profissionais da Educação Infantil - Módulo II.
Assuntos abordados:
- A importância da Imagem Profissional;
- Ética e Postura Profissional;
- Dicas para cultivar uma Boa Imagem e Relacionamento no Ambiente de Trabalho;
- Lidando com a sua Criança Interior;
- Introdução à Disciplina Positiva e sua aplicação na educação infantil;
- Estratégias para Estimular a Concentração das crianças;
- Abordagem de situações como Mordidas, incluindo causas, prevenção e ações a serem tomadas por escolas e pais;
- Recomendação do livro "Mordida não, Napoleão!";
- Sugestões práticas para lidar com Desafios comuns em sala de aula.
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 horas.
Workshop para Profisionais da Educação Infantil - Mod.III
- Assuntos Abordados:
- Psicologia do Desenvolvimento Infantil
- A teoria do Desenvolvimento Infantil de Jean Piaget (período sensorio-motor, pré-operatório, operações concretas, operações formais).
- A criança de 01 a 02 anos no 1º período: sensorio motor
- A criança de 2 a 7 anos no período pré-operatório
- A criança de 02 a 3 anos no período pré-operatório
- A criança de 4 anos no período pré operatório
- A criança de 5 anos no período pré operatório
- Controle Esfincteriano - Necessidades Fisiológicas
- Aspecto Fisiológico
- Aspecto Emocional
- Higiene: Cuidados essenciais na escola/creche
- Higienização do Ambiente
- Soninho
- Troca de fralda
- Banho
- Escovação
- Lavagem das mãos
- Alimentação
- Retirada da Fralda
- Atividades.
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 horas.
"Como Incentivar sua equipe"
Assuntos abordados:
- Qual a importância de manter um ambiente de trabalho saudável;
- Como construir um ambiente de trabalho saudável;
- Diferença entre Grupo e Equipe;
- Código de Ética da Equipe;
- O que é relacionamento Interpessoal;
- Relacionamento Interpessoal no trabalho;
- Dicas para melhorar o relacionamento Interpessoal no trabalho;
- Relação Interpessoal e a Relação Intrapessoal: Qual a diferença?
- Como construir um bom Relacionamento Interpessoal;
- Quais são os pilares do Relacionamento Interpessoal saudável?;
- O que é Inteligência Emocional?;
- O que significa ter domínio de sua Inteligência Emocional?;
- Quais os 5 Pilares da Inteligência Emocional;
- O que é Planejamento Pedagógico;
- Plano de Aula;
- 5 Estratégias para alunos com Dificuldade de Aprendizagem.
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 horas.
"Alcançando a Equipe de Sucesso para Gestores- Comprometimento"
Assuntos abordados:
- A imagem do Profissional;
- Ética;
- Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
- Dicas para se apresentar de maneira adequada;
- Diferenças entre grupo e equipe;
- Quem é o Gestor Escolar;
- Liderança é fundamental;
- Atribuiçoes do Gestor:
- Elementos para realizar um bom atendimento escolar;
- Dicas para um atendimento escolar otimizado;
- Atitudes Adequadas no local de trabalho;
- Atitudes Inadequadas no local de trabalho;
- Qual a diferença entre envolvimento, comprometimento e engajamento?;
- Por que o comprometimento é importante?;
- Benefícios de uma equipe comprometida;
- Dinâmica de Grupo.
Público: Gestor Escolar.
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 horas.
"Alcançando a Equipe de Sucesso - Comprometimento"
Assuntos abordados:
- A imagem do Profissional;
- Ética;
- Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
- Dicas para se apresentar de maneira adequada;
- Diferenças entre grupo e equipe;
- Papel da Berçarista e/ou Educadora;
- Deveres Profissionais;
- Aparência;
- Atitudes Adequadas no local de trabalho;
- Atitudes Inadequadas no local de trabalho;
- Qual a diferença entre envolvimento, comprometimento e engajamento?;
- Por que o comprometimento é importante?;
- Benefícios de uma equipe comprometida;
- Dinâmica de Grupo.
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 horas.
Assuntos abordados:
- A imagem do Profissional;
- Ética;
- Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
- Dicas para se apresentar de maneira adequada;
- Diferenças entre grupo e equipe;
- Papel da Berçarista e/ou Educadora;
- Deveres Profissionais;
- Aparência;
- Atitudes Adequadas no local de trabalho;
- Atitudes Inadequadas no local de trabalho;
- O que é educar?
- Vídeo - Dinâmica de Grupo
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 horas.
"Alcançando a Equipe de Sucesso- Meditação Infantil"Assuntos abordados:
- A imagem do Profissional;
- Ética;
- Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
- Dicas para se apresentar de maneira adequada;
- Diferenças entre grupo e equipe;
- Deveres Profissionais;
- Aparência;
- Atitudes Adequadas no local de trabalho;
- Atitudes Inadequadas no local de trabalho;
- Meditação para Crianças;
- Os benefícios da Meditação Infantil;
- Dicas para conduzir Meditação com crianças e Adolescentes;
- Como praticar meditação com seus alunos;
- Vivência da Meditação.
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 hora
"Alcançando a Equipe de Sucesso - Cuidados com a Criança"
Assuntos abordados:
"Alcançando a Equipe de Sucesso - Cuidados com a Criança"
Assuntos abordados:
- A imagem do Profissional;
- Ética;
- Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
- Dicas para se apresentar de maneira adequada;
- Diferenças entre grupo e equipe;
- Deveres Profissionais;
- Aparência;
- Papel da Educadora e Cuidadora;
- Atitudes Adequadas no local de trabalho;
- Atitudes Inadequadas no local de trabalho;
- Cuidados com as crianças na creche/escola (soninho, troca de fralda, escovação, banho e Atividades);
- Vinculo Afetivo;
- O que fazer para estimular o vínculo afetivo.
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 hora
"Alcançando a Equipe de Sucesso - Vínculo Afetivo"
Assuntos abordados:
Assuntos abordados:
- A imagem do Profissional;
- Ética;
- Dicas para uma boa imagem e bom relacionamento no trabalho;
- Dicas para se apresentar de maneira adequada;
- Diferenças entre grupo e equipe;
- Deveres Profissionais;
- Aparência;
- Papel da Educadora e Cuidadora;
- Atitudes Adequadas no local de trabalho;
- Atitudes Inadequadas no local de trabalho;
- Vínculo afetivo estimula o desenvolvimento infantil;
- O vínculo afetivo começa nos estímulos mais simples;
- O que posso fazer para estimular?
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 hora
"Competências sócio emocionais na educ. infantil e
biossegurança na escola".
Assuntos abordados:
- O que são competências sócio emocionais?
- O que a base nacional comum entende por competência?
- Quais são as 10 competências gerais da BNC curricular ?
- Competências sócio emocionais
- Quais os principais campos da competências sócio emocionais?
- Quais as habilidades mais usadas na educação infantil?
- Medidas de proteção e prevenção à Covid-19. Medidas coletivas.
- Medidas individuais
- Recomendações para retomada das atividades com segurança salas de aula, refeitório, estacionamento, bibliotecas.....
- Critérios para retomada de atividades presenciais - transporte coletivo-
Público: Educadores, professores, Gestor Escolar e pessoas interessadas.
Carga horária: Aproximadamente de 3 horas e meia a 4 horas.