Cursos

Atuação em Cursos de Formação e Qualificação Profissional - com ilustrações de vídeo e dinâmica de Grupo.

TEMAS:
Curso para "Educadores e equipe operacional"
Objetivo
Esclarecer e avaliar conteúdos relacionados ao ambiente de trabalho:comportamento profissional (ética e Postura). Identificar e refletir conteúdos relacionados ao desenvolvimento infantil e suas fases, estratégias e práticas. 

Conteúdo: 
·  Ética e postura profissional; ·  Dicas para se apresentar de maneira adequada; ·  Diferenças entre grupo e equipe; ·  Deveres profissionais / responsabilidades;  ·  Aparência e higienização das educadoras· ; Deveres profissionais       ·  Relação com os pais; 
Desenvolvimento infantil (atenção quando a criança apresenta algum comportamento que não condiz com a fase que se encontra); Contribuição da neurociência;  Estimulação e recreação; · Cuidados com acidentes e mordidas; · O que é educar?; · Adaptação das crianças; · Autoridade x autoritarismo; · Como falar não; · Dificuldades em aceitação de limites (birras); · Como preservar a autoridade; · Combinados ; · A importância da rotina.

Estratégias: Vídeos e dinâmica de grupo.
Carga Horária: 8 horas -sempre aos sábados.
Público: Berçaristas, educadores, pessoal da limpeza, cozinheira, porteiro e pessoas interessadas. 

"Ferramentas para o Sucesso Profissional"
Objetivo
Aprofundar conteúdos relacionados ao planejamento de carreira e sucesso profissional e inicie sua caminhada pela trilha  da evolução profissional.

Conteúdo: 
Modúlo 1:  Auto estima e Auto Confiança a base para o Sucesso Profissional.
Módulo 2: Iniciativa e o Poder da Acabativa; Proatividade - Comportamentos que fazem a Diferença.
Módulo 3: Comunicação Eficaz - Competência essencial para alcançar resultados.
Módulo 4: Análise da Situação; Postura; Ética e Discernimento.

Estratégias: Vídeos e dinâmica de Grupo. 
Carga horária: 8 horas.
Público: Berçaristas, educadores, funcionários da área administrativa e operacional.

"Curso para os Pais"
Objetivo: 
Compreender e desenvolver competências sobre o desenvolvimento infantil e suas fases, estratégias, práticas de qualificação e desenvolvimento.

Conteúdo: 
Desenvolvimento do bebê e seus cuidados. Sabendo lidar com o papel de pai, mãe, avó, avô, aspectos do desenvolvimento infantil segundo Piaget e Freud-sexualidade infantil, desenvolvimento emocional, do nascimento até 04 anos de vida e características.
Limites e como aplicar.

Carga Horária: 3 horas.
OBS: A carga horária poderá ser modificada conforme solicitação.
Público: Pais, avós, tias e agregados.


"Berçaristas"/ "Educadores" - Módulo I - 
Objetivo: 
Aprofundar conteúdos relacionados ao desenvolvimento infantil e suas fases, estratégias, práticas de qualificação e desenvolvimento da postura profissional em Berçários/Escolas e Creches.

Conteúdo:

Papel da Berçarista/Educador,Deveres Profissionais, Aparência, Ética e Postura Profissional, Dicas de Postura Profissional no trabalho, Aparência e higienização da Educadora, Adaptação da criança no Berçário, Atitudes da Educadora com a criança, Relação com os pais, Atividades de Adaptação da criança (4 a 8 meses), (8 meses a 1 ano e meio), (1 ano e meio a 3 anos) e (4 a 5 anos).

Desenvolvimento Infantil segundo Jean Piaget -Contribuições da Neurociência - Estimulação - Plasticidade Neuronal Vídeo - Como estimular a criança (4 meses a 5 anos) - Respeito Individual - Maneiras de Educar - Mordidas: Atenção e cuidados/Motivos das mordidas/O que fazer?/Dicas para evitar mordidas - Birra-lidando com as emoções-  A importância da Rotina - Higienização da mamadeira/alimentação, O banho do bebê (aula prática), A higienização da menina e do menino.

Rotina de higiene oral, a hora de dormir, a hora de vestir, a troca de fraldas,Técnica: Controle dos Esfíncteres(quando levá-lo ao peniquinho ou adaptador), Aspectos Emocionais, Sexualidade Infantil segundo Freud(fase oral, anal,fálica, latência e genital) - A importância da Agenda do dia.

Estratégias: vídeos e dinâmica de Grupo.

Carga Horária: 8 horas -sempre aos sábados.-

Público: Berçaristas, educadores e pessoas interessadas (babás, profissionais e assistentes de educação infantil, etc).
Levar 1 boneca média, será utilizada na dinâmica de Grupo -

"Estimulação e Recreação"
Objetivo: 
Ampliar conhecimentos da educadora na área de estimulação e recreação, proporcionando uma interação das crianças com os adultos, com outras crianças e no meio social em que vive.

Conteúdo: 
Fundamentos da Brincadeira, “Como contar uma história”, Estimulação de 0-3 meses, 4-6 meses, 7-9 meses, 10-12 meses, 12-15 meses, O Papel do Educador, Brincadeiras antigas, Atividades Pedagógicas, Jogos de salão e Músicas Infantis.

Carga horária: 8 horas
Público: Berçaristas e educadores.

"Cuidados com Acidentes,Noções de Primeiros Socorros"
Objetivo: 
Promover e demonstrar em aula, cuidados necessários e atitudes de prevenção de acidentes com a criança;Conhecer e aplicar noções Básicas de Primeiros Socorros.

Conteúdo: 
Crescimento X Acidentes e Precauções:  1 mês a 12 meses,1 a 5 anos;
Prevenindo Acidentes com:  
Berços-Brinquedos-andadores-Queimaduras-Quedas-Sufocação-Intoxicação-tomadas-Automóvel- Hora do Banho- Noções Básicas de Primeiros Socorros(Choque elétrico, Engasgo, Ingestão de corpo estranho, Intoxicação, Sangramento Nasal, Desmaio, Convulsão, Quedas, Ferroadas e Kit Primeiros Socorros), Como baixar a Febre... e ilustração de vídeo ilustrativo com orientação de Bombeiro.

Público: educadores, professores, gestores educacionais, berçaristas e pessoas interessadas.
Carga Horária: aproximadamente 8 horas.Levar 1 boneca média

"Massagem do Bebê"- Aula vivencial
Objetivo: 
Promover o estreitamento do vínculo afetivo entre o bebê/Berçaristas e familiares.

Conteúdo: 
Os efeitos da separação maternal; Mecanismos da ação da massagem infantil; Promoção do vínculo pais e bebês; Colica; Alguns efeitos e benefícios da estimulação massagem; Shantalla; Como aplicar; Banho; Benefícios da Shantalla, vídeo ilustrativo.

Público: educadores, professores, gestores educacionais, berçaristas e pessoas interessadas.
Carga horária: 4hrs          Levar 1 Boneca média(aula prática)


"Sexualidade Infantil e na Adolescência"
Objetivo: 
Aprofundar conhecimentos relacionados ao desenvolvimento infantil segundo Piaget e Freud.

Conteúdo:  Sexualidade e Libido - Fases do desenvolvimento infantil -
Fases de desenvolvimento sexual e suas fixações - Adolescência- O desenvolvimento da Criança na Visão de Piaget- Processos psicológicos.

Público:  Educadores, professores, gestores educacionais, Berçaristas e pessoas interessadas.
Carga horária:  8 horas


"Inspetor de Alunos"
Objetivo: 
Formar e qualificar conhecimentos pertinentes ao cargo.

Conteúdo: 
O papel da escola; O papel do educador; Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA-; O Papel do Inspetor de aluno e Atribuições; Caracterísitcas da Adolescência; Furto, pequenas Infrações e Mentira na Adolescência; Disciplina/indisciplina; Bullying; Prevenção à Dependência Quimíca.

Público: Inspetor de aluno/educador.
Carga horária: 8 horas


"Atividades de Estimulação para bebês com Síndrome de Down" - 6 a 9 meses e 9-12 meses - Mod I
Objetivo: 
Ampliar conhecimentos na área de estimulação, proporcionando uma interação das crianças os adultos e com outras crianças e no meio social em que vive.

Conteúdo: 
O que é a Sindrome de Down; O que é Trissomia; Estatísticas; Estratégias de como estimular; Caracterísiticas individuais; Hipotonia; Ligamento e frouxidão das articulações; Membros mais curtos; mãos pequenas; Problemas no coração; Dicas para o bebê se desenvolver melhor; Atividades de estimulação 6-9 meses e atividades de estimulação de 9-12 meses.

Público: Educadores, professores, gestores educacionais, Berçaristas e pais.
Carga horária: 10 horas.

"Curso para Babás"
Objetivo:  
Conhecer e Aprofundar conteúdos relacionados ao desenvolvimento infantil e suas fases, estratégias, práticas de qualificação e desenvolvimento da postura profissional com a criança e pais na residência.

Conteúdo
Seu Papel, características da Babá, Educadora/Cuidadora, Promover o bem estar, Cuidando da Saúde, Cuidando do ambiente doméstico, Estimular a cultura e a educação, Acompanhando a criança em Passeios, Recursos de Trabalho, Missão, Responsabilidades, Competências Pessoais,  Aparência, Atitudes Éticas/Postura Profissional, Habilidades necessárias para ser uma Babá, ECA, Comportamento da Babá com a criança, 
O que as mães esperam de uma Babá?, A relação Mãe x Babá x criança , Adaptação da Babá, Momento da apresentação da babá para a criança, Deveres Profissionais da Babá, 
Como se forma a Personalidade, Fatores que influenciam na formação da Personalidade e Formação do caráter na Primeira Infância, Desenvolvimento Infantil - Jean Piaget-Estágios: Sensório Motor, Pré-Operatório, Operatório Concreto, Operatório Formal, Característica de cada fase(1 mês a 1 ano e de 2 anos a 5 anos) Estimulação, Plasticidade Neuronal, Diferentes Habilidades e como Estimular(2 meses até 1 ano e de 1 ano até 5 anos), Rotina, Hora do Banho, Lidando com a Rotina,  Procedimentos de Higiene dos alimentos, Higiene prevenindo Doenças, Educar - como a babá deve agir, Formas Inadequadas de Educar, Elogios, Limites(Autoridade X Autoritarismo, Dicas para a babá, Controle dos Esfincters (Técnica do Peniquinho - Freud(fase oral, anal, fálica, latência e fase genital),Agenda da criança, Prevenção de Acidentes, Noções sobre Saúde e Primeiros Socorros, Riscos de Acidentes por idade e Cuidados Gerais.

Carga horária: 16 horas (2 dias de 8 horas)
Público: Babás, Baby Sitter e Au pair.